"Há dias que dá vontade de fazer nada. Há dias que nem os sonhos parecem fazer sentido. Sufocada nesse labirinto chamado Terra, um corpo já sem alma vaga n amultidão... Quem lhe dera inaugurar o beijo da despedida, pois há dias em que o mundo inteiro canta e ele apenas consegue chorar."

By Talissa

20/07/2009

Os 40 anos mais bonitos da história da humanidade.


"20 de julho de 1969, há 40 anos, Neil Armstrong transformava em realidade o sonho mais antigo das civilizações se tornando o primeiro homem a caminhar na Lua."


Enquanto 500 milhões de pessoas em todo o mundo se reúnem em torno de aparelhos de rádios e televisão, Armstrong desce a escada do módulo sobre a superfície lunar.

"Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade"

A frase fica marcada nos livros de história. Multidões ovacionam o momento em que Armstrong foi alcançado por seu companheiro Buzz Aldrin, que descreve a "magnífica desolação" da paisagem lunar, nunca antes testemunhada em primeiro plano vista da Terra.
Foi mais ou menos assim o dia 20 de julho de 1969. Desde então, apenas 12 terráqueos caminharam pela superfície da Lua.

Durante a Guerra Fria, o programa Apollo foi usado para provar o domínio americano na corrida espacial. A bandeira Americana colocada em solo lunar em 1969, marcou pontos importantes em relação á União Soviética. O programa Apollo teve início em 1961, quando o presidente John F. Kennedy lançou ao Congresso o desafio d elevar o homem à Lua ainda naquela década. Assim sendo, a decisão de levar o homem à Lua e traze-lo novamente à Terra, em segurança, tornou-se algo acima de qualquer decisão política
Em 1957, a União Soviética ficou reconhecida como a primeira nação a colocar um satélite em órbita: o Sputnik. Em 1961, Yuri Gagarin se converteu no primeiro homem a viajar ao espaço. Desta forma, a União Soviética definiu o êxito espacial como a medida de poder e atração de uma sociedade moderna e o Presidente kennedy decidiu que deixar este êxito apenas para a União Soviética não era do interesse americano. Com isso, a corrida espacial tornou-se um símbolo da Guerra Fria pelo domínio entre ideologias enfrentadas e poderes mundiais polarizados. Eis que em 1969, os americanos chegam à Lua e refazem toda uma história. Em 1970, o dissidente soviético Andrei Sakharov escreveu, em uma carta aberta ao Kremlin, que a capacidade dos Estados Unidos de colocar um homem na Lua provou a superioridade de uma democracia.

A chegada do homem a Lua foi sem dúvida uma das maiores conquistas concebida pelo homem. Depois de Armstrong e Aldrin, somente 10 homens tiveram o privilégio de deixar sua pegada no solo lunar. Os custos da missão Apollo, só em 1969 foram calculados em US$ 25 bilhões, mais de seis vezes o atual orçamento da Nasa, mas as lições deixadas pelo Projeto Apollo valeram cada centavo, pois mostram que são os sonhos que impulsionam os homens e nos fazem ir mais além.

Àqueles que ainda duvidam da chegada do homem na Lua deixo apenas seis palavras: “O céu nunca será nosso Limite”.

Nenhum comentário:

"Nada nos deixa tão solitários quanto nossos segredos."

(Paul Tournier)